Prazo Final para Recadastramento.
Obrigatório a todos que queiram receber a NOVA carteira de pescador(a) profissional artesanal
Lançado pelo Governo Federal o RECADASTRAMENTO tem o objetivo de organizar o setor pesqueiro e atualizar os dados cadastrais dos pescadores(as) profissionais artesanais para receber a NOVA CARTEIRA com NOVO RGP.
Quem está obrigado?
Todo pescador(a) profissional artesanal que queira manter a validade de sua carteira; aposentados(as) com carteira ativa; “PROTOCOLO” e SUSPENSO. No início de 2022 realizamos reuniões em diversos municípios recadastrando nossos pescadores(as). A grande maioria já recebeu a nova carteira. Estamos comunicando com nossos pescadores(as) a fim de concluir o RECADASTRAMENTO. A demora deve-se à lentidão, inoperância e burocracia do sistema do Governo SISRGP, enfrentados pelas Colônias de todo Brasil.
A Prova de Vida é o procedimento de identificação e autenticação do pescador(a) Profissional para acessar o sistema por meio da conta GOV.BR. Após análise do Ministério da Pesca, quem possui carteira ATIVA pode ser emitida na hora; quem está com PROTOCOLO; SUSPENSO ou REQUERIMENTO pode levar até 60 dias podendo ser prorrogado por mais 60. Aprovada a CARTEIRA enviaremos pelo WhatsApp (Importante manter WhatsApp atualizado na Colônia). Ao recebê-la deverá imprimir colorida e plastificar.
Governo discute setor pesqueiro artesanal.
Em março de 2023 foi realizado o I Seminário Nacional do Registro Geral da Atividade Pesqueira – RGP. A Colônia Z6 foi representada por nosso Presidente Evaldo. Foram identificadas diversas situações para melhoria do setor. O sistema SISRGP foi principal alvo de critica das Colônias de todo Brasil. O Governo propôs lançar um NOVO SISTEMA que atenda e resolva a situação dos pescadores(as), lançado em 29/09/2023.