O lançamento do Plano Safra e do Plano Safra da Agricultura Familiar disponibiliza aos pescadores e aquicultores financiamento disponível em vários programas e modalidades de crédito. Há desde linhas voltadas à compra de equipamentos até o Programa Nacional de Agricultura Familiar (Pronaf), voltado para pequenos produtores. “Nós fizemos uma articulação específica junto aos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário para que as regras do Plano Safra e do Plano Safra da Agricultura Familiar abrangessem também a pesca e a aquicultura, em especial a pesca artesanal”, informou o ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula.

Para impulsionar o setor agropecuário brasileiro, o Governo Federal lança o Plano Safra 2024/2025, no âmbito do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), oferecendo linhas de crédito, incentivos e políticas agrícolas para médios e grandes produtores. Neste ano safra, são R$ 400,59 bilhões destinados para financiamentos, um aumento de 10% em relação à safra anterior.

As linhas estão disponíveis na modalidade custeio e investimento e têm como beneficiários: pescador PF (Pessoa Física) e PJ (Pessoa Jurídica), detentores de DAP (Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf) para aquisição e reforma de máquinas, equipamentos e utensílios, além da construção ou ampliação de benfeitorias.

As taxas de juros para custeio e comercialização são de 8% ao ano para os produtores enquadrados no Pronamp. Já para investimentos, as taxas de juros variam entre 7% ao ano e 12%, de acordo com cada programa. As linhas terão prazo máximo de 12 meses para reembolso, com exceção das linhas de investimento, que poderão ter prazo de até 10 anos. Pagamento: As amortizações poderão ocorrer em parcelas ou pagamento único, ajustáveis ao fluxo de receitas de cada beneficiário.

A Colônia Z6, buscando facilitar o atendimento e serviços a seus associados, ajusta procedimento passo a passo com a Caixa Econômica Federal:

1º. Os interessados devem fazer contato com a Colônia e apresentar os seguintes documentos iniciais necessários para análise do crédito (Identidade, CPF, Comprovante de endereço) que serão encaminhados pela Colônia à Caixa Econômica Federal.

2º. Aprovado o crédito, deve ser elaborado o projeto sugerida pela Colônia, instituição credenciada para aquisição do financiamento, onde serão ajustados diretamente com o pescador a aquisição de mercadoria, prazos e condições de pagamentos, etc.

Os interessados poderão chamar no WhatsApp da Colônia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *