Resumo das atividades de 2023, recesso de Natal e Ano Novo

Olá, Pescador e Pescadora.

Chegamos ao final de mais um ano, mais uma etapa com muitas realizações.

Todos sabemos das dificuldades enfrentadas pelos pescadores e pescadoras artesanais. Em 2023 tivemos o inicio de algumas mudanças. Em março o Governo realizou o I Seminário Nacional da Pesca Artesanal. Ouviu representantes do setor pesqueiro artesanal, Colônias, Federações, Confederações e outros, identificou suas necessidades e iniciou com a implantação de um novo sistema operacional proporcionando maior celeridade na conclusão do recadastramento e emissão de requerimentos de carteiras iniciais, licenças temporárias, “protocolos” e suspensos.

Lançou programas de incentiva à pesca artesanal, como: Bolsas para jovens cientistas; Inclusão socioeconômica; Linhas de crédito e assistência técnica; ampliação de venda; melhores condições de trabalho. A Campanha Pescador legal possibilita acesso a programas sociais, como Bolsa família e seguro defeso recebidos de forma conjunta aqueles que se enquadrarem no programa.

A Colônia Z6 tem imensa satisfação em tê-lo (a) como associado.

Em 2023 trabalhamos de forma intensa para cumprirmos os recursos de requerimento de seguros anteriores, a maioria deferidos, outros em análise pelo INSS. Criamos nosso SITE para que as informações do setor pesqueiros artesanal chegue a você com maior acessibilidade e rapidez. Aqui você encontra notícias, legislação, Portarias, formulários, Guia de Origem e Destino de pescado, emissão de nota fiscal avulsa e muito mais.

Reuniões de orientação para a Piracema e Seguro Defeso 2023/2024 – As reuniões foram realizadas com sucesso. Os requerimentos recolhidos nas reuniões, nos atendimentos na Colônia e nos escritórios neste período com documentação completa e contribuição em dia já foram lançados e muitos já receberam. (Caso tenha ficado de nos enviar algum documento, comprovante de endereço, DAE com comprovante de pagamento ou de atualizar contribuição, envie-o com urgência pelo WhatsApp para que seu requerimento seja protocolado no INSS). O requerimento de seguro poderá ser realizado até janeiro nos escritórios e a partir de 01/02/2024 somente de forma presencial na Colônia – recomendamos não deixar para o último dia.

Em 2024 continuaremos implementando melhorias para seu atendimento, oferecendo cada vez mais e melhor prestação de serviço a fim de atendê-lo sem que tenha que se deslocar:

Manutenção – Serviço de gestão de manutenção. A manutenção é obrigatória à todos os pescadores, inclusive aposentados. Estamos atualizando nosso cadastro, contatos de telefone e WhatsApp para que possamos entrar em contato com você e fazer sua manutenção em 2024 – fique atento.

Aposentadoria – Implantamos o serviço de gestão de aposentadoria. Pela legislação, o pescador ao completar 60 anos de idade e a pescadora, esposa ou companheira do pescador que não tenha outro vínculo empregatício aos 55 anos, poderão pedir sua aposentaria. Para facilitar seu pedido preencha o formulário disponível no nosso site. O pedido será analisado e havendo viabilidade faremos o requerimento de sua aposentadoria com emissão da declaração e toda documentação necessária, protocolando-a junto ao INSS sem necessidade de seu comparecimento e sem custo adicional, basta estar com a contribuição em dia ou atualizá-la.

Carnê de contribuição 2024 – Os pescadores que participaram das reuniões, já os receberam. Os que não puderam participar já os enviamos pelo correio com o calendário 2024. NOVIDADE: Mantenha em dia sua contribuição, pagando-a até o dia do vencimento e concorra a um GRANDE PRÉMIO em dezembro de 2024.

Recesso, Natal e Ano Novo – Encerramos nossas atividades em 22/12/2023, mas não se preocupe! Retornaremos no dia 08/01/2024 à disposição para atendê-lo(a). Suas mensagens enviadas pelo WhatsApp serão respondidas pela ordem de recebimento até o final de janeiro. 

 

Desejamos a você e sua família um FELIZ e SANTO Natal e que 2024 seja repleto de bênçãos e realizações.